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ARTIGO: O primeiro passo

No mês de março, Vitória deu mais um importante passo para a valorização do transporte coletivo: a implantação da Linha Verde na Avenida Dante Michelini. O trecho de 3,8 quilômetros passou a contar com uma faixa por onde se deslocam, além dos coletivos, ônibus escolares, particulares e de excursão e turismo, além de micro-ônibus, táxis, vans e veículos de emergência como ambulâncias, viaturas da polícia e de bombeiros.


As vantagens das faixas exclusivas para ônibus são muitas, mas vale destacar que elas aumentam em média 50% a velocidade dos ônibus, o que gera um ganho de até 20 horas por mês para o usuário.


Este é apenas o primeiro passo de uma politica de valorização do transporte coletivo, que leva 60% dos passageiros em um espaço muito menor que o ocupado pelos carros, que muitas vezes transportam apenas uma ou duas pessoas. A ideia é ampliar as Linhas Verdes, criando um grande corredor de circulação para os ônibus e outros veículos autorizados.


No entanto, toda transição é complexa e exige paciência de todas as partes envolvidas. Trata-se de uma mudança importante de paradigma em Vitória, que se une a outras grandes cidades do Brasil e do Mundo e trabalha para que o transporte público ocupe o lugar de importância que tem na rotina dos cidadãos.


A mobilidade urbana é um dos maiores desafios para gestores de cidades cada vez mais abarrotadas de carros. Em Vitória, projetos como o Bike Vitória ajudam a enfrentar esse desafio. É essa conjunção de fatores que vai fazer com que nossa capital seja ainda melhor para se viver.


Jaime De Angeli é secretário geral do Setpes



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