Área Restrita - Somente para empresas associadas
SETPES - NotíciasHome > Noticias > Mobilidade é um direito essencial e deve ser usada com consciência >

Mobilidade é um direito essencial e deve ser usada com consciência

Com a chegada do novo Coronavírus no Brasil e no mundo, o debate atual é sobre serviços essenciais, e como será o novo mundo “pós-COVID-19". Sobre os serviços essenciais, podemos confirmar que setores como alimento, saúde, segurança e transporte são fundamentais para a vida. 

O setor de transporte foi um dos mais atingidos pela pandemia, chegando a perder 80% dos passageiros e gerando transtornos para as empresas e os Governos. Porém, mesmo com as dificuldades, sabemos que o transporte não pode parar. Recentemente a Confederação Nacional do Transporte lançou a campanha “O Transporte Move o Brasil”, como uma forma de homenagear e reforçar a importância de todo o setor que está se esforçando para garantir a mobilidade das pessoas e os serviços essenciais durante a pandemia. 

O secretário-geral do Setpes, Jaime de Angeli, explica que as empresas reforçaram a higienização dos ônibus e orientam regularmente os colaboradores, para evitar a propagação da COVID-19. “Entendemos o quanto o nosso serviço é essencial. Além do transporte municipal, nossas empresas atuam no setor intermunicipal, principalmente no interior do estado. São inúmeros trabalhadores que precisam do nosso serviço, como enfermeiros, médicos e outros trabalhadores que prestam serviços essenciais”. 

Importante destacar, que nesse momento, é preciso que as pessoas tenham consciência ao usar do transporte coletivo, não é o momento de usá-lo para passeio. “É importante que a população saia de casa apenas para o que for necessário, como o trabalho e comprar alimentos e medicamentos, para que só estejam no transporte as pessoas que realmente precisam estar ali, evitando expor mais indivíduos ao risco de contaminação”, explica Jaime de Angeli 

Além do reforço de higienização das empresas e orientações aos colaboradores, os usuários do transporte coletivo também devem estar atentos aos cuidados pessoais, como usar máscara de proteção, estar sempre com as mãos higienizadas, seja com álcool em gel ou com sabonete. Se o indivíduo estiver com sintomas gripais, deve permanecer em casa. Evitar conversar com outras pessoas nos ônibus e priorizar sentar sozinho e perto de alguma janela.  

A mobilidade é um direito de todos e é por isso que, devemos juntos cuidar do nosso transporte, que nesse momento além de transportar profissionais que estão na linha de frente ao combate do Coronavírus, transportam alimentos e medicamentos para atender a sociedade. 



Rua Constante Sodré, 265 - Santa Lúcia - CEP: 29055-420 - Vitória - ES - SETPES
SAC: (27) 2125-7602 Email: sac@setpes.org.br © Copyright 2011. Todos os direitos reservados