Área Restrita - Somente para empresas associadas
SETPES - NotíciasHome > Noticias > Turismo volta a respirar >

Turismo volta a respirar

Um dos setores mais afetados pela pandemia do Coronavírus foi, sem dúvidas, o turístico. Espera-se que, até o final do ano, a redução do PIB seja de cerca de R$165 bilhões. Apesar disso, a expectativa é de que, já neste segundo semestre, o turismo volte a respirar. Isso se as normas de segurança e prevenção forem respeitadas por viajantes e profissionais do setor. No Espírito Santo, a abertura de parques naturais e pousadas, por exemplo, já é uma realidade.  

Mais do que nunca, turistas e profissionais do setor devem manter-se atentos para que tudo seja feito dentro das normas de segurança definidas. Isso é fundamental para que o risco de contágio seja mínimo. Dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), apontam que 70% dos operadores de turismo vão aumentar a oferta de destinos nacionais e que 60% das viagens feitas pelos brasileiros em 2020 serão para dentro do próprio país.  

Isso demonstra que o turismo regional será fundamental para a retomada do setor. Usando nosso estado como referência, não tivemos restrições de viagens intermunicipais durante a pandemia da Covid-19. Os capixabas podem, desde o início do período de isolamento, se deslocar entre os municípios - inclusive aqueles que prestam serviços essenciais e moram em uma cidade, mas trabalham em outra. 

As 15 empresas de ônibus associadas ao Setpes que realizam transporte intermunicipal de passageiros vem, desde março, adotando um rígido padrão de segurança. Dentro dos veículos, os profissionais e passageiros devem manter-se com máscaras de proteção e são repassadas recomendações de distanciamento entre os profissionais e os viajantes. Também foram estabelecidos reforços na higienização das garagens 

Mas, além disso, o estado deve estar preparado para receber os turistas. É necessário que protocolos sanitários para conter aglomerações sejam criados e, mais do que isso, observados. É fundamental, ainda, que haja um esforço máximo para conscientizar os turistas e mantê-los dentro dos padrões de segurança contra a Covid-19. Em suma, as expectativas para o turismo são positivas e, com um empenho coletivo, essa retomada acontecerá sem riscos à saúde.  



Rua Constante Sodré, 265 - Santa Lúcia - CEP: 29055-420 - Vitória - ES - SETPES
SAC: (27) 2125-7602 Email: sac@setpes.org.br © Copyright 2011. Todos os direitos reservados