Área Restrita - Somente para empresas associadas
SETPES - NotíciasHome > Noticias > A hora de vacinar o setor de transportes >

A hora de vacinar o setor de transportes

Os profissionais do setor de transporte foram incluídos no grupo prioritário da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19. A decisão veio de uma articulação intensa junto ao Ministério da Saúde e é uma vitóriatanto para o setor quanto para a sociedade, já que o transporte público foi um dos serviços considerados essenciais e, por isso, não parou. 

Entre os profissionais a serem vacinados estão os motoristas e cobradores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso. A título de informação, os profissionais precisarão, no ato da vacinação, o documento que comprove o exercício efetivo da função. Para nós, é um reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido por esses profissionais, que se reinventaram e foram tão fundamentais para a população. 

Do ponto de vista médico, os epidemiologistas também comemoram a inclusão dos profissionais do transporte. Isso porque são pessoas que perpassam por diversas cidades brasileiras e transportam outras que também se deslocam entre os municípios. Além disso, fortalecer a imunidade e favorecer a saúde desses profissionais é reduzir a pressão sobre o sistema público de saúde. Ou seja, quanto mais motoristas e cobradores forem imunizados, menor será a transmissão e a disseminação do vírus. 

Vale a pena ressaltar que desde o início da pandemia, há quase um ano, o setor de transporte de passageiros vem operando seguindo medidas rígidas de segurança e higienização para reduzir os riscos de contágio. Entre as ações, os veículos passaram a trafegar priorizando o distanciamento e exigindo o uso de máscaras por passageiros e colaboradores, além de reforçar a limpeza e a higienização dos ônibus. 

E mais, a decisão vai além do transporte rodoviário de passageiros, que orgulhosamente representamos enquanto entidade. Serão beneficiados profissionais que continuaram trabalhando para manter o abastecimento de alimentos, medicamentos e outros suprimentos, para que passássemos pela crise provocada pela pandemia da forma menos traumática possível. São pessoas que atuam nos portos, no transporte aéreo e nas vias urbanas e interestaduais para manter o funcionamento pleno da sociedade. 

Ainda há, sem dúvidas, um caminho a percorrer, já que o cronograma de vacinação continua indefinido. Mesmo assim, a decisão é fundamental para que todo o sistema de transporte continue operando, com responsabilidade e segurança.  

 



Rua Constante Sodré, 265 - Santa Lúcia - CEP: 29055-420 - Vitória - ES - SETPES
SAC: (27) 2125-7602 Email: sac@setpes.org.br © Copyright 2011. Todos os direitos reservados